5 Passos para comprar a casa própria

É possível viver sem aluguel!

Sair do aluguel é o sonho de muitos brasileiros, que desejam se livrar do gasto mensal com moradia. Comprar a casa própria não é tarefa fácil, mas com alguns cuidados e dedicação, é possível alcançar esse objetivo. Confira cinco passos que o ajudarão a conquistar um imóvel:

Faça as contas 
O primeiro passo, antes mesmo de sair à procura de uma casa, é fazer as contas e saber quanto se pode investir no imóvel. “Para que o sonho de ter a casa própria não se transforme em pesadelo, o primeiro passo é analisar seu orçamento, confrontando a renda mensal e os gastos” indica Camila Bavaresco, administradora especializada em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Para fazer essa conta, liste as suas rendas líquidas e todos os seus gastos e verifique o que sobra. “Conhecendo o valor restante, comece a poupá-lo imediatamente, pois você precisará de um valor para dar de entrada no imóvel” lembra a administradora. Com esse exercício, você já vai descobrir se é possível ou não fazer a compra.

Pesquise
Depois de avaliar a renda familiar e traçar um valor para o investimento, pesquise os possíveis imóveis, levando em consideração as áreas em que eles estão localizados. Analise, também, as linhas de crédito existentes no mercado. “É importante examinar quais apresentam as melhores condições, o que não se limita ao custo mas, também, à forma de pagamento”, aconselha o consultor financeiro Tobias Maag.

Avalie a estrutura 
Para não ter dor de cabeça no futuro, certifique-se de que o imóvel escolhido possua toda a documentação em dia com a prefeitura da cidade escolhida. Conte, também, com a ajuda de uma pessoa especializada em obras na hora de avaliar o imóvel. Observe se não existem rachaduras, se as portas e janelas fecham-se corretamente e se canos e fios são novos. “Pesquise muito e fale com quem realmente entende do assunto. Não conte com o corretor, que provavelmente está principalmente interessado em vender para ganhar a comissão”, alerta Maag.

Verifique a vizinhança 
Para saber se o imóvel é um bom negócio, avalie o lugar em que ele foi construído. Converse com vizinhos e pergunte sobre o bairro: confira se existem muitos assaltos, se o lugar é muito barulhento, etc. Pesquise, também, os valores cobrados para aluguel nessa mesma área, pois essa é uma boa indicação de valorização dos imóveis na região. Por fim, confira os pontos de comércio do local. Veja se é possível, por exemplo, comprar um pão sem precisar tirar o carro da garagem.

Conte com despesas extras 
Ao comprar o imóvel, o grande gasto já foi feito; porém, as despesas continuam. Tenha em mente que você terá eventuais gastos com reformas, jardinagem, mobília, decoração, taxas e impostos, etc. Portanto, além do financiamento, reserve um pouco mais de dinheiro para essas despesas.

Tags: Camila Bavaresco casa Dívidas e Financiamentos imóveis planejamento financeiro Tobias Maag

Veja mais