Veja estratégias para enxugar até 40% dos gastos

Dicas ajudam a diminuir despesas de toda família

Reunir a família para falar sobre corte de gastos não é uma tarefa fácil, mas é fundamental e pode ajudar a enxugar até 40% dos gastos mensais. Basta colocar tudo na ponta do lápis.

“Experimente focar nos sonhos de curto, médio e longo prazo de cada membro da família. É muito mais simples economizar quando você tem metas que o motivam, sonhos que quer realizar”, explica Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente da DSOP Educação Financeira. Com esses objetivos em mente, é hora de partir para a prática:

Hora do banho
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às suas necessidades de consumo e higiene. No Brasil, esse número é praticamente o dobro - e o banho é um dos maiores culpados. Para mudar essa situação, procure diminuir o tempo debaixo do chuveiro e feche a torneira enquanto se ensaboa. Assim, além de economizar água, vai gastar menos energia. O chuveiro é um dos eletrodomésticos que mais gasta energia em casa. Por isso, o simples fato de tomar banhos rápidos pode render uma economia de até 30% nas contas ao final do mês.

Conversas mais baratas
Uma boa dica para quem usa muito o telefone, especialmente para falar com pessoas em outras cidades, estados e até países, são os programas de conversa por mensagens instantâneas, áudio e vídeo. Para usá-los, basta ter internet banda larga e instalar o programa escolhido; o Skype é um bom exemplo.

Lazer com desconto
Um cineminha seguido de um petisco é sempre bom, mas pode custar muito caro. Para economizar sem deixar de lado a diversão da família, opte pelo cinema em dias promocionais, geralmente no meio da semana.  Na hora de escolher um bar ou restaurante, evite lugares que cobrem consumação mínima ou entrada.

Presentes que não pesam no bolso
A chave é planejar. Verifique as datas comemorativas que pedem presentes e compre com antecedência. Comprar na véspera do Natal ou Dia das Mães, por exemplo, custa muito mais caro. Para se precaver, liste os aniversários e as principais datas e procure comprar com antecedência algumas lembranças, especialmente quando encontrar promoções.

Tags: casa consumo orçamento organização financeira planejamento financeiro Reinaldo Domingos

Veja mais