Compre de produtores locais e economize

O hábito é vantajoso tanto para quem vende, quanto para quem compra

Perto da sua casa ou do trabalho deve haver uma feirinha com produtores locais que ganham a vida vendendo produtos orgânicos. Comprar diretamente dessas pessoas pode trazer vantagens que você nem imagina.

Devemos destacar logo de início a palavra sustentabilidade, o dicionário é bem claro: substantivo feminino; conceito que, relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras; qualidade ou propriedade do que é sustentável, do que é necessário à conservação da vida. A sustentabilidade é a base de todo consumo de produção local e depende que o consumidor crie o hábito de comprar estes produtos.

Um dos benefícios é a qualidade dos alimentos. Um melão colhido horas antes da compra tem um sabor muito melhor do que aquele que viajou dias dentro de um caminhão. Especialistas consideram que os açúcares naturais dos alimentos começam a se transformar em amido assim que são colhidos, daí que vem a diferença no sabor.

Qualidade também tem a ver com saúde, os alimentos colhidos no dia não precisam de agrotóxicos e conservantes para durarem mais, você consome tudo fresco, sem risco de intoxicação e malefícios à longo prazo como os produzidos em larga escala.

Quando você compra diretamente destes produtores você está também valorizando o trabalho deles, isso porque não existem intermediários, o dinheiro que você gasta vai para o bolso deles e eles não precisam dar uma porcentagem à lojas e supermercados, muito menos gastar com transportes de longas distâncias. Isso ajuda a manter a estabilidade financeira da sua região, dando força à economia local.

No ramo das economias, esse processo consumidor e produtor elimina um bom gasto com energia. Imagine o caminho que os alimentos fazem da produção até o supermercado, gasta-se combustível, embalagens e outros elementos que na compra direta não tem. Isso reduz, por exemplo, a quantidade de plástico produzida, além da emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Outro benefício para o meio ambiente é a preservação das áreas rurais, geralmente os cultivos em menor escala têm impactos menores no meio ambiente. Ao mesmo tempo, quando não se visa apenas o lucro, existe uma preocupação maior em cuidar da natureza. 

A variedade de frutas, verduras e hortaliças também pode ser maior para a sua mesa. Quando você tem esse contato direto com o produtor, consegue demonstrar suas preferências e combinar com ele quais produtos deseja levar para a casa. Além disso, você aprende quais são os produtos da estação, que geralmente são mais em conta, e pode utilizá-los em suas receitas.

O momento da compra pode ser uma oportunidade de socialização entre você, os produtores, os outros clientes e até mesmo a sua família. Pode virar um programa semanal prazeroso e ainda fortalece o sentimento de pertencimento e de comunidade.

Vimos o quão rico pode ser o simples hábito de manter a compra de produtos locais. Apenas essa ação envolve todos os aspectos da sustentabilidade: economia, socialização, cultura e meio ambiente. Aproveite este momento para trazer mais qualidade para a sua vida e para a sua comunidade. 

Tags: consumo finanças

Veja mais