Aceita uma xícara de chá?

A bebida, além de saborosa, traz inúmeros benefícios para a saúde

O hábito de beber chá vem de muitos anos. No século XVII já existia a tradição na Inglaterra de tomar o chá das cinco que veio ficar popular alguns séculos depois graças a uma duquesa com bastante apetite. Anna Maria Russell, duquesa de Belfort, costumava tomar chá com leite e açúcar e comer um salgado todos os dias entre o almoço e a janta, pois sentia fome, por volta das 17h. Aristocratas e burgueses copiaram a ideia da duquesa e ainda aproveitavam a oportunidade para convidar pessoas importantes e mostrar as porcelanas raras que tinham.

Hoje em dia essa refeição é popular no mundo inteiro e tem até restaurantes especializados em servir o tão famoso chá das cinco.

Bom para a saúde

Quem nunca gripou o tomou um bom chá para aliviar? A bebida além de afastar os sintomas e dar aquela sensação de conforto, muitas vezes tem efeito anti-inflamatório, dependendo de qual você escolhe.

O chá é cura para os mais variados tipos de problemas. A cidade de Valinhos (SP), por exemplo, usa chá das folhas de goiaba e pitanga para tratar feridas de pacientes atendidos na Rede Básica de Saúde de forma complementar ao tratamento convencional. A farmacêutica responsável explicou que o uso das folhas têm acelerado em 40% a cicatrização de feridas nos pacientes atendidos.

É até difícil enumerar todos os tipos de chá e quais seus benefícios. Tem para acalmar, para emagrecer, para a pele, para o sistema digestivo e até para se livrar do mau humor. Por isso listamos 3 chás e seus benefícios para você tomar em casa.

  1. Camomila: depois de uma segunda-feira estressante o chá de camomila é recomendado, além de acalmar, ele combate a ansiedade e ainda auxilia na digestão. Para preparar só precisa 200 ml de água quente e 1 colher (de sopa) de flores de camomila. Depois é só deixar descansar e consumir.
  2. Limão: o suco de limão já é bastante famoso e o chá não fica atrás. Ele tem uma lista de benefícios, dentre eles: melhorar a digestão, reduzir o colesterol, contém altos níveis de vitamina C, fortalece o sistema imunológico e muito mais. Pode usar tanto a casca quanto o suco para preparar, você precisa da casca de um limão, suco da polpa, 200 ml de água filtrada e mel a gosto para adoçar. Coloque os ingredientes quando a água começar a ferver, deixe no fogo por 5 minutos, depois é só esperar esfriar e beber.
  3. Romã: esse chá é bastante utilizado para tratar dor de garganta, contudo as vantagens não param por aí, ele previne doenças cardíacas, câncer e até ajuda no emagrecimento e contra as celulites. O chá pode ser feito com a folha ou com a casca, de 6 a 10 gramas para 200 ml de água.

Com o fim da leitura, aproveite para chamar alguém que você gosta e tomar aquele chá quentinho. Qual o seu preferido? Conte pra gente nos comentários.

Tags: chas qualidadedevida

Veja mais