10 coisas produtivas para fazer quando você se sentir sozinho

Faça de seus momentos sozinho oportunidades para realizar atividades incríveis

Seus momentos sozinho, seja por opção ou pela ausência de pessoas que normalmente são próximas, não devem ser marcados por solidão, angústia ou tristeza. Muito pelo contrário. Quem adota uma postura positiva perante à vida sempre enxergará alternativas para ser feliz.

E é exatamente disso que vamos falar hoje: coisas produtivas para fazer quando se sentir sozinho.

1. Reencontre amigos

Sabe aquele amigo que há muito você não vê, mas ainda conserva muita estima? Então, em seu tempo ocioso, sozinho, você pode entrar em contato para marcar um reencontro ou simplesmente procurar saber sobre as novidades.

2. Faça programas incríveis mesmo sozinho

Mesmo sozinho, você pode fechar uma programação incrível para seu dia e se divertir muito. Visitas a parques, museus, clubes.... Opções não faltam. Dê essa chance a você e experimente dedicar um dia de folga a um passeio como esse.

3. Procure pelo seu hobby

Tempo ocioso é uma excelente oportunidade de procurar pelo seu hobby. Nesse caso, mais uma vez, a dica é experienciar tudo quanto for possível e explorar possibilidades. Esportes, clubes do livro, instrumentos musicais. Avalie quais são suas afinidades e pré-disposições para ressignificar o seu tempo livre.

4. Exercite-se

A prática de exercícios físicos é outra excelente pedida para quando estiver sozinho. Com a devida avaliação médica, você pode caminhar, correr, ir à academia ou optar por outras práticas, como Yoga, Pilates e afins.

5. Vá ler em uma cafeteria

Dedicar algumas horas à leitura de um bom livro em uma cafeteria é outro excelente programa. Além de sair de casa e espairecer, ver gente, você poderá desfrutar de um café ou de um cappuccino enquanto acompanha um romance ou outro gênero literário de sua preferência.

6. Faça uma viagem

Para quem está com tempo disponível de verdade, por que não fazer uma viagem? Em alguns dias ou até mesmo semanas, você pode curtir um destino incrível mesmo sozinho. Quem é resistente à ideia deveria fazer essa experiência. Até porque, durante a viagem, podem surgir novas amizades ou pintar aquela companhia agradável para boas conversas e passeios.

7. Faça algo desafiador

Há quanto tempo você não se impõe um desafio? Veja bem, não estamos falando de subir o Evereste, muito menos de participar de uma prova de triatlo. Desafio, nesse caso, é tudo que retire você de sua zona de conforto. A partir desse conceito, desafio pode ser tudo.

Reformar a sua casa, coordenar um trabalho social, escrever um livro, mudar de estilo de vida… Enfim, não há limites para se desafiar e, assim, dar um novo significado ao que antes era apenas tempo ocioso.

8. Vá ao cinema

Assim como viajar sem companhia, ir ao cinema sozinho pode ser bem divertido e agradável. A começar pela escolha do filme. Sabe aquele filme cult ou uma animação infantil que um amigo ou companheiro teria alguma resistência em te acompanhar? Pois bem, essa é sua chance de assistir a qualquer título sem dar maiores explicações a ninguém, pois esse momento é só seu.

9. Faça um balanço de sua trajetória

Você já ouviu falar de solitude? Esse é um termo que costuma ser tratado como sinônimo de solidão, mas que significa justamente o contrário. Trata-se, na verdade, de se encontrar em pleno contato com sua essência. É a lição do filósofo Sócrates “conheça a ti mesmo” levada à prática.

Todo esse processo pode muito bem ter início com algumas horas sozinho para avaliar sua própria trajetória. Nesse momento, você pode buscar a resposta para perguntas como: “o que me trouxe até aqui? Quais são os meus anseios? O que cultivei de positivo? Quais relações danosas podem ser reparadas?

10. Esteja bem em sua própria companhia

Não existe uma fórmula pronta e acabada do “bem viver”. Essa é uma descoberta a ser feita durante a caminhada de cada um. O certo é que estar em sua própria companhia não deve ser um problema, mas, sim, uma oportunidade de se encontrar e fazer coisas incríveis, sem demandar a presença de ninguém.

Tags: atividadesnovas encontrar-se ficarsozinho solitude