Pessoas casadas conseguem guardar mais dinheiro

Pesquisa mostra que casais conseguiram economizar cerca de R$ 5 mil por ano

Solteiro ou casado? Com dinheiro ou sem dinheiro? Uma pesquisa feita por uma empresa britânica de serviços online mostrou que as pessoas casadas conseguem juntar mais dinheiro que as solteiras – cerca de R$ 5mil a mais em um ano. A pesquisa ouviu 2.129 britânicos com idade entre 16 e 55 anos e os resultados servem de reflexão para os brasileiros.

Pessoas casadas, de modo geral, tendem a ficar mais tempo em casa, o que pode ajudar a explicar a economia. Outro ponto importante é a divisão das despesas de uma casa entre duas pessoas, o que também alivia o orçamento. Essa economia acaba resultando mais viagens para o casal, a opção de ter uma empregada em casa e até trocar o carro a cada três anos.

Fugindo do senso comum, 34% dos solteiros disseram não ter recursos financeiros suficientes para grandes baladas ou viagens. A dificuldade de poupar também é maior entre as pessoas que estão fora de um relacionamento. Apenas 37% dos entrevistados afirmaram conseguir depositar dinheiro na poupança todos os meses.

Outro ponto observado foi a capacidade das pessoas casadas honrarem seus compromissos – em especial os de longo prazo. Enquanto apenas 24% dos solteiros conseguem pagar as parcelas de uma hipoteca, cerca de 45% dos casados estavam com o financiamento em dia.

“O status de relacionamento tem um impacto real sobre as finanças da pessoa e suas escolhas financeiras”, explica Andy Forbes, diretor da empresa que contratou o estudo, a First Direct. “Não defendo que as pessoas saiam morando juntas sem estarem prontas pra isso. Mas para quem sonha com isso, o resultado da pesquisa pode funcionar como um incentivo”, conta.

Mais casais também podem pagar parcelas de hipoteca do que pessoas solteiras (45 por cento contra 24 por cento) e um depósito de hipoteca (19 por cento contra 14 por cento).

Fonte: Daily Mail

Tags: casamento dinheiro finanças namoro organização financeira planejamento financeiro relacionamento

Veja mais