Conheça aplicativos para celular que ajudam a manter o orçamento em dia

Você vive se surpreendendo ao perceber que entrou no limite do cheque especial? Tem a sensação de que os seus rendimentos simplesmente somem da conta de um dia para o outro, sem que você tenha uma noção clara de onde foram parar? Pois saiba que a tecnologia pode ser uma grande aliada, fornecendo recursos para você se organizar melhor e, assim, ver o seu dinheiro render.

Uma das alternativas é baixar aplicativos em seu smartphone. Muitos deles permitem lançar os gastos dia a dia e até emitem alarmes quando as despesas estão prestes a ultrapassar o valor disponível em conta “Ao organizar o orçamento, é possível definir onde é possível reduzir gastos. É o primeiro passo para definir um plano e fazer sobrar algumas economias”, diz o administrador de empresas Guilherme de Almeida Prado, CEO da Konkero (portal de finanças pessoais).

Guilherme e o consultor financeiro Ricardo Lapolla dão dicas de bons aplicativos para colocar a vida financeira em ordem, a partir de já. Basta fazer o download para usar.

Mobills
Permite planejar o orçamento mensal. O usuário faz uma projeção dos seus rendimentos e vai anotando também as despesas, divididas por categoria. Quando 80% do valor informado já estiver comprometido, o app envia um alerta automático, sinalizando que é preciso apertar o cinto. Também mostra as contas pendentes e faz um balanço do saldo ao final do mês. Gratuito e disponível para Android e iOS.

Minhas Finanças
Com esse app, você faz um diagnóstico da sua vida financeira e enxerga quais tipos de despesas estão consumindo mais sua renda. Isso porque os gastos informados são contabilizados e geram gráficos, divididos por categoria. Há também a opção de ser notificado sobre os vencimentos de algumas contas, incluindo o pagamento de compras parceladas. Gratuito e disponível para Android e iOS.

Minhas Economias
Outra opção para acompanhar seu saldo dia a dia, sem erro. Também divide os gastos em categorias, gera gráficos e o principal: mostra o valor disponível e a soma total de itens pagos até o momento da consulta. Gratuito e disponível para Android e iOS.

Gastos Diários
Conforme o nome indica, funciona como um banco de dados, onde o usuário lança todas as despesas, incluindo as pequenas, pagas em dinheiro -- na padaria, na banca, no estacionamento. E, segundo os especialistas, somadas, elas podem ser suficientes para comprometer o orçamento. O app é gratuito e está disponível para Android, mas a versão paga tem a vantagem de exportar os dados diretamente para arquivos de Excel.

Moni
O diferencial desse app é que, além de registrar os gastos, o usuário pode escrever observações sobre eles, que ajudem no controle do orçamento. Também emite um alerta vermelho quando as despesas chegam ao limite estabelecido pelo usuário, o que permite avaliar a necessidade de fazer cortes ou até de gastar com mais critério dali em diante. Gratuito e disponível para iOS.

Tags: aplicativo celular consumo gastos orçamento organização financeira planilha smartphone

Veja mais